Boutonnieres

0


Pedi à Andréia, (minha filha que vai casar) que me sugerisse temas para abordar aqui no blog. Me empolguei tanto com o estilo vintage, que agora é hora de dar uma variada, uma mudada de assunto. Por pouco tempo, creio eu, pois parece que o casório da Déia será vintage mesmo. Mas voltando ao meu pedido de sugestão, um dos ítens mencionados por minha noivinha preferida foi  segundo ela " o significado dakelas florzinhas q os homens colocam no bolso  ".
Vamos lá dona Andréia, futura senhora Crivellari Caillaux: aquelas florzinhas chamam-se  Boutonnieres.  A palavra que tem origem francesa, simboliza uma composição floral usada pelos homens e formada por uma única flor com algumas folhagens.

O arranjo, que era mais usado por noivos europeus e não era muito conhecido no Brasil, chega agora com força total, conquistando noivos, padrinhos e os pais dos noivos. Ele enobrece o traje masculino e dá um destaque especial para os homens da festa. Especialmente hoje em dia em que muitos noivos e padrinhos tem optado por usar um bom terno ao invés de fraque, é legal usar a flor na lapela, para diferenciá-los dos demais convidados. Ou a noiva pode optar por apenas o noivo usar uma boutonnier... Mas caso a noiva opte por que tanto noivo,quanto pais e padrinhos o usem, vale o seguinte: Se noivos e padrinhos estão com a mesma roupa, por exemplo, fraque ou meio fraque, a cor da flor do noivo deve ser diferente da cor da flor dos padrinhos – o noivo merece destaque especial. Se o noivo estiver com um traje, por exemplo fraque, e os padrinhos com outra traje, como por exemplo terno, a flor na lapela pode ser igual para todos – nesse caso a própria roupa já diferencia o noivo.

Até alguns anos atrás só víamos noivos e padrinhos usando cravo. Pesquisei mas não achei exatamente uma tradição para ser cravo, a não ser pelo significado deles: amor leal, amor vivo.

Hoje em dia é normal usar outras opções de flores: rosa, mini callas, orquídea, jasmim, angélica, astromélia entre outras. Além dos arranjos tradicionais feitos com flores naturais, agora as boutonnieres também podem ser compostas por flores artificiais, feitas de crochet ou de fitas de cetim e até substituída por um lenço ou um botton personalizado com o nome do casal. São novidades para agradar todos os estilos de noivos, desde os mais tradicionais até os despojados.
Sempre localizada do lado esquerdo do paletó e na mesma altura do bolso, a boutonniere fica na lapela do noivo, dos padrinhos e dos pais dos noivos, com o objetivo de mostrar que essas pessoas possuem um lugar de destaque no casamento

Guarde estas dicas:
1 - O boutonniere de flor natural é tradicional
2 - Na lista das flores mais usadas para a composição de boutonnieres, em primeiro lugar está o cravo branco, seguido pela orquídea dendrobium e da rosa branca. O noivo pode usar uma orquídea, enquanto os padrinhos usam cravos ou rosas, por exemplo.
3 - A boutonniere deve combinar com a personalidade do noivo, dos padrinhos e dos pais, seguindo as cores e as flores usadas no bouquet da noiva, baseando-se também na decoração floral da cerimônia.
4 - Um elemento do bouquet da noiva pode se tornar a boutonniere do noivo, com uma montagem diferenciada de todos, com o cuidado de não tornar o arranjo feminino, ressaltando que a cor e a flor devem corresponder ao bouquet, caracterizando a idéia de união. 
5 - É interessante que os padrinhos usem um tipo de flor com uma montagem diferente do noivo. Assim como a dos pais deve ser especial, diferenciando dos padrinhos e com uma montagem mais artística. 
6 - Seja qual for a boutonniere escolhida, o tamanho não pode ser exagerado, é preciso ser proporcional ao visual. 
7 - Atenção ao cabinho da flor. Se for um muito fino ou “mole”, é mais fácil de quebrar, mais difícil de colocar na lapela do terno com um alfinete.
8 - Não é uma regra absoluta, mas fica muito bonito a flor da lapela coordenando com o buquê da noiva.  Assim sendo, escolha seu buquê de noiva, e encomende para a mesma pessoa a quantidade de boutonnières que você precisa, coordenando com o estilo/ cor do buquê. Se seu buquê for de rosas ou callas, a flor da lapela pode ser mini rosa ou mini callas. 
9 - O casal como símbolo de união e cumplicidade pode usar o mesmo tipo de flor, no buquê e na lapela, mas o ideal é não usar o mesmo para o padrinhos, nesta hora exclusividade para o casal é sinônimo de elegância. 
10 - Se o noivo não quiser usar flor de jeito nenhum, não tem problema. Pode-se usar apenas um lenço no bolso. Lembrando que ou o lenço ou a flor. Os dois juntos é errado.
Agora, para quem gosta de inovar e causar, (o que acredito não ser o caso do noivo da Déia),  existem novidades para todos os estilos. Além dos materiais tradicionais,existem opções de flores de lapela sem ser exatamente flor natural. Pode ser uma folha, uma flor seca, uma pena, flor de tecido. Mas tem que combinar com o estilo do noivo! Ainda há as flores de tecido, metais e outros materiais que já são usados no lugar da flor.

Será que você, Andréia, consegue imaginar o Maurício com uma boutonnier dessas abaixo?!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário