Como escolher os fornecedores do seu casamento?

0


Na correria que envolve todo o preparo para um casamento, já deu para perceber que a escolha de bons fornecedores é de fundamental importância.Afinal, são eles que irão transformar seu sonho em realidade.

Em primeiro lugar pesquise muito! Pegue indicações com quem já casou, pesquise na internet. Veja se o fornecedor tem alguma reclamação no Reclame Aqui. Pesquise. Visite sites, procure opiniões de outras noivas, faça uma lista de favoritos, converse com outros fornecedores sobre o seu escolhido e ouça todas as opiniões. 

Se você tem uma assessora te ajudando pergunte a opinião dela sobre o fornecedor. E ouça o que ela te diz, afinal ela tem muito mais experiência em festas do que vocês.

Peça orçamento para os favoritos. Se você não gostou de um, não perca tempo pedindo orçamento “só pra ver quanto custa”. Não curtiu, exclua logo da lista! Pode ser quase de graça, que se não for o favorito você não vai ficar feliz. É importante você lembrar que nem sempre o barato é bom! Você deve comparar os diversos orçamentos e verificar o que cada fornecedor esta oferecendo.

Fornecedores que não respondem e-mail dão nervoso! Eu excluiria também.

Marque uma reunião pessoalmente. Converse, pergunte tudo o que quiser! Nenhuma pergunta é “uma pergunta idiota”. Fale sobre o que está incluído, o que é extra, não saia da reunião com dúvidas!!!

Vá a uma festa que o buffet esteja servindo, ou que o decorador esteja decorando, veja se o serviço de buffet é adequado, se tem garçons suficientes, se as flores do decorador estão bonitas, se tem equipe para montagem. Ter ido em um evento e visto o trabalho da pessoa, entrado no site dele e morrido de amores, visitado o espaço e sentido o coração bater forte, provado o doce/bolo/buffet e ido pra casa lembrando de como a comida era boa independentemente de blogs ou fama, são coisinhas a serem levadas em consideração. 

Fale também sobre as suas expectativas e veja se o fornecedor é capaz de atendê-las. Os fornecedores tem estilos diferentes, então se você quer uma decoração fofa, um decorador clássico, por exemplo, pode não conseguir te ajudar. O que não significa que ele é ruim, ele só é diferente do que você precisa. Essa dica vale para todos os serviços!





Se identifique com o fornecedor. Não adianta querer casar em um lugar ou contratar o fornecedor porque ele é badalado e só. É preciso se identificar com ele, “ter ido com a cara”. Imagina você contrata um cerimonial/fotógrafo/vídeo super conhecido mas não gosta da pessoa? Você vai passar o dia inteiro com essa gente chata na sua cola! As estrelas são os noivos e não os fornecedores.

E quando a gente se identifica com mais de um? Faça uma planilha e coloque tudo o que foi oferecido e compare. Valor, tempo de serviço, quantidade de pessoas da equipe, espaço, frete, ou o que mais for oferecido. Depende do fornecedor que você está comparando. 

Não faça as coisas com pressa, é um momento muito especial para que os fornecedores sejam escolhidos de qualquer maneira. 

Se você estiver encomendando algo que deve ser entregue antes, por exemplo alguma lembrancinha ou topo de bolo, peça com antecedência, para que você tenha tempo de corrigir se algo der errado.

Escolha bem, fornecedores conhecidos do mercado são uma garantia maior de que tudo vai correr bem na sua festa.


Escolhido o fornecedor, mande e-mail para os que não foram os escolhidos e avise a eles. Assim como noivas gostam de receber as respostas, fornecedores também gostam.

Leia atentamente o contrato. Veja se tudo que foi conversado na reunião está discriminado lá, as horas extras, as responsabilidades de cada um, como funciona o pagamento, a devolução de valores, o horário de chegada, tudinho!!! Não esqueçam de nada.

Contrato assinado, é hora de ser feliz e contar os dias para casar!

E se ainda me permitirem, uma dica que não é para escolha de fornecedor, mas para direcionamento de budget. Não vale a noiva querer um vestido caro, uma maquiagem fortunética, milhões de lembrancinhas e economizar na foto, no vídeo e na organização. É preciso saber bem quais são as prioridades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário