Chás e mais chás

0


Hoje em dia, antes do casamento propriamente dito, a noiva também organiza o seu chá. Chá de panela, chá bar, chá de lingerie ou até mesmo o chá sensual.Independente do tema ou motivo, funcionam como uma forma da noiva reunir as amigas para um momento de descontração antes do casamento e também ganhar presentes voltados para o tema proposto.

Tudo começou com o chá de panelas, ou chá de cozinha como também é conhecido.

Praticado em muitas culturas,  este chá pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA (Bridal - relativo à noiva - shower enxurrada). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente.

Segundo alguns, a origem do Chá de Panela é contada através de uma lenda holandesa. Um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.

Felizmente, essa tradição se manteve. E além do tradicional chá de panela, hoje a noiva conta com outras oportunidades de reunir as amigas antes do casamento para um momento de descontração, além de desta forma, levantar também alguns itens essenciais para a nova casa.



O Chá de Cozinha é uma festa, da qual participam apenas mulheres. No dia fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Quem organiza é alguém mais próximo da noiva, como uma amiga, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.

Mas com o passar do tempo e a maior participação do noivo na organização do casamento, passou a não ser  justo  só as mulheres terem que passar pelos “castigos” do chá de cozinha! 



Diante disso, o  chá bar foi criado para que o noivo também  participasse das brincadeiras junto à sua noiva. Neste chá os convidados levarão, além dos famosos utensílios domésticos, artigos para o bar do casal, assim prestigiando a presença do noivo. Os noivos podem fazer antecipadamente uma lista de presentes, mas nada muito caro, pois lembre-se que ainda terá a festa de casamento. Os homens deverão trazer um utensílio para o bar e as mulheres um utensílio para a cozinha

O cardápio, por ser um encontro entre amigos, pode ser de sanduíches de metro, mesa de frios, saladinhas, pães, patês, torta, crepes, torradas e petiscos, como também os bolos, docinhos e biscoitos. As bebidas podem ser coquetéis, sucos, refrigerantes e cerveja. As opções vão desde um churrasco até um rodízio de pizza em domicílio, passando por opções mais simples onde cada convidado leva um prato de doce ou salgado ou os noivos podem oferecer os comes e bebes.




Já o chá de lingerie, é uma festa só para mulheres. O que não impede de após as brincadeiras o noivo aparecer um pouquinho para participar também. Trata-se de uma oportunidade  de reunir amigas e fazer o "enxoval" de lingeries para a nova fase da vida.As atrações desta festa vão depender da criatividade e ousadia das organizadoras. 

Por ser uma festa só para mulheres, O chá de lingerie, é um evento mais aconchegante e reservado. Pode ser feito no salão de festas do prédio da amiga, da sogra ou na própria casa da noiva. Geralmente é organizado por uma amiga mais próxima, irmã ou prima. 




O Chá Sensual é uma versão do ‘Chá de Lingerie’, que tem o objetivo de reunir as amigas para uma tarde ou noite divertida de momentos bem agradáveis, e claro falar sobre “coisas” sensuais.Um encontro diferente, com foco na sensualidade e na feminilidade, tudo isso de maneira bem descontraída, com brincadeiras, dicas sensuais, troca de experiências, demonstração de produtos eróticos e muita risada.

Antes do seu casamento, a noiva pode optar pelo tipo de chá mais adequado a ela. Mas pode também ter todos eles... por que não?! Basta para isto segmentar a lista de convidados. Tias e amigas mais "caretas" para o chá de panela, amigos do casal para o chá bar, primas e amigas mais "ousadas" para o chá de lingerie ou para o chá sensual.

Mas independente da opção, algumas regrinhas merecem ser observadas:


•Convidada para o chá, convidada para o casamento. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de cozinha e ela não ter sido convidada para o casamento


As convidadas devem ser escolhidas pela noiva.


O local deve comportar de forma aconchegante todas as convidadas. Cadeiras, poltronas, sofás, ou seja, lugares para que elas se acomodem e fiquem à vontade.


Embora a festa seja organizada por amigas ou parentes, são os noivos que devem escolher o que querem ganhar de presente. 


Feita a lista, os organizadores podem optar por mencionar diretamente o item no convite de cada um ou, caso a lista tenha sido feita em uma loja específica, enviar um cartãozinho anexado ao convite para que o convidado escolha o que prefere comprar.


Até o casamento da Déia falaremos e muito sobre cada um desses chás. E assunto é o que não vai faltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário