E com que roupa o noivo vai?!

0


Como se não bastassem todos os detalhes com os quais a noiva precisa se preocupar, o traje do noivo acaba sendo mais um desses detalhes. É que na maioria das vezes as noivinhas ficam inseguras, sem saber como o noivo vai se apresentar. Afinal, num dia importante como esse, cada detalhe é fundamental.

E aí começam as dúvidas...

Que roupa o noivo deve usar no casamento?
Terno, fraque ou meio fraque? 
Gravata cinza, branca, prata ou grafite? 
E a cor da camisa? 
Os pais e padrinhos devem usar roupas iguais? Ou obrigatoriamente devem ser trajes diferentes?
É verdade que se deve usar trajes claros para casar no período da manhã?
A noiva que pensa que escolher a roupa do noivo é assim tão simples, está enganada. Dentro dessas opções aparentemente fáceis (terno, camisa e gravata) há muitas outras escolhas que devem ser feitas para definir o estilo do noivo no dia de seu casamento. Assim como a roupa da noiva, a escolha também deve ser baseada em alguns pontos: estilo da festa (formal/ informal), horário (manhã/ tarde/ noite), o local (cidade/ praia/ campo), o tipo físico da pessoa e harmonia com a noiva (imagina a noiva super formal e o noivo super informal, não fica bonito, né?). Veja a seguir as opções e conheça um pouco mais sobre cada uma.
- Horário e estilo da cerimônia e recepção
Um casamento pela manhã, por mais elegante que você deseje estar, não comporta trajes de gala.Portanto o mais indicado são os trajes informais ou semi-formais.Não pense também que a cor deve ser clara só porque trata-se do período matutino ou vespertino. Um bom terno escuro serve para qualquer ocasião. O cinza e o azul marinho podem ser usados sem nenhum problema, mas fique longe dos tons pastéis e principalmente do branco.

- Tipo físico
Modelos com o paletó comprido (como o fraque e a túnica) não caem bem em homens de estatura mais baixa. Para os que estão acima do peso as cores escuras são mais indicadas, e modelos sem muitos recortes ou detalhes.

- Modelagem e adequação

O número de botões, o corte mais reto ou acinturado e a lapela/gola do traje é bem variável. Depende da modelagem de cada costureiro. Mas lembre-se sempre de adequar o estilo do traje ao estilo do vestido da noiva (de acordo com a formalidade da ocasião).

Detalhes que fazem a diferença

Gravatas

 Não devem ser de cores "berrantes", estampadas ou muito claras;  
 Não devem ser muito largas;
 Não devem ultrapassar o cinto;
 O nó não pode estar frouxo.

Sapatos

Devem ser confortáveis, porém sem solado de borracha, prefira sapatos de     pelica com solado de couro;
Para uma ocasião formal os sapatos devem ser de amarrar;
Nem preciso comentar que devem estar engraxados, né? 

Cintos

Sim, o sapato deve combinar com o cinto;
Sapatos e cintos pretos servem para roupas azul-marinho, cinza e preto;
Sapatos e cintos marrons servem para roupas marrom, bege e areia.

Meias

Se o noivo usar calça preta e sapato preto a meia obrigatoriamente deve ser preta;
Calça azul marinho e sapato preto pode-se usar meias preta ou azul marinho;
Para calça marrom e sapato marrom usa-se meia marrom ou bege;
Não se deve usar meias brancas;
As meias devem ser compridas, de modo que se você estiver sentado nenhuma parte do seu tornozelo deve ficar à mostra.

Acessórios

Evite relógios esportivos;
Evite cordões, pulseiras ou anéis exagerados, a aliança é o que deve aparecer;
Pode-se usar lenço ou flor na lapela. 
O lenço deve combinar com a gravata.

Agora vamos aos trajes: A intenção aqui é a de falar um pouco mais sobre os trajes informais ou semi formais, os mais usados em cerimônias de casamento.

Trajes informais ou semi-formais

Terno - O velho conhecido dos moços, e também muito querido de uns anos para cá.O conjunto completo é composto por paletó, colete simples e calça, porém nem sempre o colete é utilizado, quando é usado somente calça e paletó e chamado de "costume". Se o noivo usar terno, os pais e padrinhos deverão usar terno também.


Tradicionalmente a maioria dos noivos optam por gravata prata, mas a gravata branca também é uma boa opção.
Tem sido a opção mais procurada por noivos modernos, é considerado uma opção mais atual. A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que poderá ser usado muitas vezes pela vida. Não sugerimos a opção sem coleto (costume) porque o noivo ficará igual à todos convidados. O colete mais a flor na lapela (ou lenço) é o que irá diferenciar o noivo dos demais convidados. 
Padrinhos e Pais dos Noivos? Também de terno. Podem ser diferenciados do noivo por outra cor de gravata ou de flor na lapela.



Terno Nupcial -Igual ao terno, porém hoje existem no mercado opções criadas exclusivas para os noivos que querem se destacar, que não querem colocar um terno igual usam todos os dias no trabalho. Podem ser em tecidos mais brilhosos, por exemplo. Normalmente usados também com a gravata diferenciada, a plastrom, ou italiana.
Em geral são somente para venda e provavelmente o noivo nunca vai usar novamente, mas um vestido de noiva a noiva também não usa novamente, certo? Estas são opções de ternos diferenciados para estar elegante, atual, mas sem cara de escritório.
Padrinhos e Pais dos Noivos? De terno.



Meio-Fraque - Paletó de corte normal, calça  risca de giz, colete casa de abelha e gravata tradicional em cinza-prateado. Alguns também usam plastrom. É o modelo mais usado entre os noivos, e o costume é padronizar pais e padrinhos com o mesmo traje.
É considerado uma invenção dos latino-americanos (ou brasileiros?) como opção menos formal do que o fraque, talvez porque muita gente adora uma informalidade. Deve ser evitado para noivos, não é considerado tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno. É hoje o traje mais alugado para padrinhos e pais de noivos, e não para o noivo.
Padrinhos e Pais dos Noivos? Podem ir também de meio-fraque ou de terno.



Túnicas - As túnicas foram inspiradas nos uniformes militares e são boas opções para quem deseja algo diferenciado do costumeiro meio-fraque.Longas e de corte reto, usada normalmente com colete da mesma cor. A ousadia do traje está na gola, que pode ser variada: arredondada, com vários detalhes ou recortes, em modelo "padre" ou até sem gola.

A gravata pode ser tradicional ou plastrom. A moda começou na Espanha mas já é bem comum aqui no Brasil. Os pais e padrinhos podem usar meio-fraque ou terno escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário