Dicas para elaboração da lista de convidados.

0




Como já disse anteriormente, este é um assunto que dá pano pra manga e post pra blog. No primeiro post sobre o assunto, falamos de quem NÃO convidar para o casamento. Agora é hora de dar algumas dicas que poderão ser úteis na hora de fazer a lista de convidados.
A hora da lista é complicada e não pode atrapalhar a alegria da união

Quem deseja fazer festa, em primeiro lugar, deve definir o local do evento, quantas pessoas comporta este local e definir qual o orçamento do casal. A hora da lista é sempre problemática e algumas vezes gera briga entre o casal e as famílias. Nem sempre é possível convidar todas as pessoas, então, neste caso, dê preferência aos mais próximos, que fazem parte da história do casal.

Para diminuir os atritos entre noivos e familiares na hora de escrever e cortar os nomes da lista, a cerimonialista Lorena Hombre ensina em nove etapas como passar por essa situação, sem perder o brilho do momento.




1ª - Os pais devem participar da criação da lista de convidados?
Os pais ficam tão felizes com o seu casamento, que fazem questão de chamar muitos amigos para comemorar juntos. Muitas vezes são pessoas que vocês nem tem contato, mas precisam ser racionais nesse momento: seus pais estão ajudando no orçamento da festa ou do casamento como um todo?
Se não, converse com seus pais e explique a sua prioridade. Convide todos aqueles que você quer, e diga que se sobrar convite, você vai disponibilizar alguns para que eles possam convidar os amigos. A partir daí o noivo e noiva devem fazer uma lista cada, respeitando a metade dos convidados para cada lado.
Se sim, então não tem jeito. Apenas estabeleça um limite de quantidade de pessoas que eles podem chamar. Feito isso, divida a lista em quatro partes - uma para o noivo (40%), outra para a noiva (40%), uma para os pais da noiva (10%) e outra para os pais do noivo (10%).

2ª - Tenha prioridades
Comece sua lista criando categorias, estabelecendo uma ordem de prioridade: família, amigos, trabalho, colegas de faculdade e qualquer outra divisão que achar necessário. Sempre priorizando a ordem: aqueles que “não podem faltar”, os que vocês “gostariam que estivessem presentes”, depois aqueles que vocês “podem chamar” e por último aqueles que “se sobrar convite, chama”.

3ª Evite situações constrangedoras
Não convide pessoas ou amigos que não são muito “aceitos” pelo seu parceiro, para não criar uma situação chata no dia mais importante e que deverá ser o mais perfeito do casal.

4ª - Com humor, deixe fora da sua lista os personagens indesejáveis que já mencionamos aqui no blog.

5ª - Chamar ou não parentes distantes?
A dica é chamar, desde que tenham laços afetivos e contato com eles. Se for uma tia que você não vê e não fala há mais de cinco anos, não tem necessidade.

6ª - Converse com seus convidados
Se o grau de intimidade for muito grande, fale com aquele casal que serão muito bem vindos ao casamento, mas que infelizmente você não poderá chamar o namorado da filha deles. Explique que é uma celebração apenas para os mais íntimos. Caso você não tenha intimidade, apenas entregue os convites individuais que já fica explicito. E se eles perguntarem se podem chamar mais alguém? Diga que no momento está entregando os convites com prioridades, e se sobrarem individuais, você entra em contato.

7ª - Evite comentários pessoais no seu trabalho e não convide por obrigação
Se você trabalha em uma empresa com muitos funcionários e não pode chamar todos, então não fique comentando nada sobre seu noivado, chá de panela e casamento. Chame apenas os mais próximos e peça discrição.

8ª - Junte as listas
Quando todos terminarem de fazer cada uma a sua, é hora de contar os convidados e riscar nomes que foram repetidos em mais de uma lista.

9ª - Faça lista reserva
Quando estiverem finalizando a lista oficial, os nomes cortados devem ir para outras duas listas: a lista dos “não vai dar mesmo” e a lista dos “suplentes”. Esta última, considerando que uma porcentagem convidada sempre falta ao casamento (e estes avisando com antecedência), você poderá usar, chamando mais alguns para completar a sua lista sem deixar muitos de fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário