Bem casado ou Bolo de Rolo?!

0

Você já ouviu falar no bolo de rolo? Pois bem, essa novidade tem causado muito frisson entre os noivos e os convidados. Ele é pequeno, macio, delicioso, e acaba se tornando numa saborosa opção de lembrancinha. Certamente, o mini bolo de rolo cairá nas graças também das artesãs, assim como aconteceu com os macarons. Outro detalhe primordial é que as crianças adoram esse tipo de guloseima, então encomende um número um pouco maior do que o número de convidados para o evento.



Bolo-de-rolo é um doce brasileiro , típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar.
Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.


Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão-de-ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o Bolo-de-Rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.
Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

Fato é, que o bolo de rolo vem surgindo com força total como opção  para ser servido no lugar do bem casado. A idéia é bem criativa! Confesso que no casamento da Déia e do Maurício eu nçao abro mão do bem casado. Da Conceição, é claro! Mas vou guardar a idéia para o meu cinquentenário...


Para quem quer inovar, Guida Angelli tem se esmerado no preparo do bolo de rolo para casamentos.Depois de morar mais de 20 anos no Nordeste e aprender lá o segredo de diversas receitas da região, a gaúcha resolveu levar para Porto Alegre o bolo-de-rolo. E seu produto tem conquistado noivas de diversas regiões do Brasil. Você pode conhecer o trabalho da Guida aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário