Cerimônia das velas

0




  
O ritual da cerimônia das velas, da luz ou cerimônia da união tornou-se moda. É um ritual que simboliza a união de duas pessoas através do matrimônio para iniciar e compartilhar um projeto de vida comum e que se pode adaptar tanto à cerimônia civil como à religiosa.


Alguns situam a origem deste ritual nas tradições pagãs, outros dizem que se trata de uma herança das cerimônias evangélicas. Seja como for, a cerimônia das não tem obrigatoriamente um aspecto religioso. No entanto, no caso de quererem celebrar na igreja, convém falar primeiro com o padre ou pastor, pois nem todas as igrejas admitem este tipo de rituais.

Para celebrar a cerimônia da luz são necessárias duas velas pequenas ou mais finas que representam os noivos, ou melhor dizendo, a família dos noivos, e uma outra mais grossa que simboliza a nova vida em comum, a nova família que surge. No ritual, os noivos acendem as suas velas primeiro e, com estas, acendem ao mesmo tempo a vela maior (símbolo da união).As velas menores podem ser também acessas pelos pais dos noivos.

Não existe uma pauta escrita de como ou quando se deve realizar. Não obstante, nos casamentos religiosos costuma ser após a troca das alianças, enquanto que nas cerimônias civis se realiza tanto após o consentimento mútuo como após a troca de alianças.



Podem existir algumas variações:

-> Acender as velas pequenas durante a cerimônia ou tê-las acendidas desde o começo do casamento.
->Em vez de serem os noivos a acenderem as velas, podem ser o pai da noiva e a mãe do noivo a acendê-las, dando-as depois aos noivos.
->Apagar as velas pequenas assim que se acenda a grande ou deixá-las acesas para dar a entender que, apesar de agora estarem em unidade, os noivos continuam a ser indivíduos independentes e com personalidade própria dentro dessa união.
->A cerimônia pode realizar-se acompanhada de música ou da leitura de um poema ou texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário