Roteiro de cerimônia religiosa

0





Rico em tradições e costumes, o casamento atravessa os séculos alimentando o sonho romântico de casais apaixonados. Um ritual permeado de detalhes que só fazem aumentar seu encanto.Para quem está organizando um casamento, segue abaixo um  modelo de roteiro tradicional para ajudar a montar o roteiro da cerimônia. Os itens abaixo servem como uma referência, mas é claro que cada evento é único e é interessante usar a criatividade para customizar e deixar com a cara dos donos da festa.

- Tudo deverá estar pronto pelo menos uma hora antes da cerimônia.A cerimonialista já deve ter verificado o som, serviço de foto,iluminação e demais detalhes.
- Trinta minutos antes da cerimônia é hora de se colocar as flores na lapela do noivo e padrinhos.
-O padre, pastor ou celebrante devem se posicionar no altar.

- Início da cerimônia:  O cortejo

Entre as principais passagens está o cortejo que abre a cerimônia com toda pompa e circunstância que a ocasião merece. Um momento de grande impacto cênico, onde noivos e demais envolvidos na boda obedecem às regras da liturgia que valorizam ainda mais esse momento sublime. Com muitas particularidades, apresentar um cortejo perfeito exige conhecimento prévio de seus preceitos. E, com o intuito de colaborar nessa tarefa, seguem algumas dicas para ajudar e uma opção mais utilizada de cortejo.


Ordem de entrada:

Sempre se preocupando com uma pausa na entrada para que o corredor fique livre.

◦Pai do noivo com a mãe da noiva ao seu lado esquerdo;

◦Casal de padrinhos do noivo;

◦Casal de padrinhos da noiva;

◦Intercalando os padrinhos;

◦Noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo;

◦Noiva com seu pai ao seu lado esquerdo.





À medida que for chegando ao altar, o noivo com sua mãe e seus padrinhos vão ficar do lado direito de quem entra na igreja, enquanto a mãe da noiva e os padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva ao altar, momento no qual ele assume sua posição junto a mãe do noivo.

Dá-se uma pausa, fecham-se as portas da Igreja ou capela...

Logo em seguida, a noiva entra, com seu pai, do lado direito (inverso dos demais). Quando a noiva chega ao altar, o noivo vem em sua direção, cumprimenta o pai da noiva com um aperto de mão e dá seu braço esquerdo à noiva (nesse momento a noiva troca de mão o buquê).

Em seguida, o pai da noiva vai acompanhar a mãe da noiva.

A noiva entrega seu buquê para sua mãe ou alguma madrinha.


Juramento dos noivos (música)

Benção das alianças (música)

Assinatura do livro

Assinatura do livro


Cumprimentos aos padrinhos após a cerimônia: (música) os noivos viram-se para a entrada da Igreja e, os casais de padrinhos vão até eles para cumprimentá-los, começando com um casal de padrinhos do noivo, depois um da noiva e, assim por diante, até acabar. Após o cumprimento, o casal de padrinhos já se retira da cerimônia, caminhando para a saída e formando um grande corredor do lado de fora para recepcionar a saída dos recém-casados.


Ordem de saída: para que os padrinhos possam jogar arroz ou pétalas de rosas, a sugestão é que saiam antes na seguinte ordem:

1º PADRINHOS
2º PAIS NOIVA
3º PAIS NOIVO
4º DAMAS E PAJENS
5º NOIVOS


Na saída, o noivo dará o braço direito à noiva (a qual trocará o buquê de mão), iniciando assim a saída. A(s) dama(s) e pajem(ns) posicionam-se na frente dos mesmos e saem juntos.


Algumas dicas importantes:


1ª dica: O atraso da noiva deve ser de, no máximo,30 minutos; passado esse tempo, já está sendo deselegante com os convidados.

2ª dica: O serviço contratado para fazer o cerimonial deve ser responsável por receber os convidados na cerimônia, bem como na festa também, direcinonado-os aos lugares adequados.

3ª dica: O lado esquerdo da sacristia é destinado à noiva, seus padrinhos e pais e, o lado direito da sacristia é destinado ao noivo, seus padrinhos e pais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário