Sobrescritando convites - gafes e as formas corretas de sobrescritar

0
 
 

Existe uma maneira formal e outra informal para sobrescrever convites. Ambas são corretas e só dependem do grau de afinidade entre os convidados e quem convida. É possível, inclusive, ter parte das sobrescrições formais e parte informais para convites de um mesmo evento, um casamento, por exemplo.

Apenas temos que atentar para o fato de que uma sobrescrição envolve todos os convidados e é mais forte que qualquer limite de 'convitinhos individuais' que encontra-se no interior. Dessa forma, se a quantidade de convitinhos não condiz com o que está escrito no envelope, isso pode ser uma grande gafe.
 
Exemplo de uma gafe na sobrescrição é escrever, por exemplo, Sr. Lázaro Junqueira e família (e esta ser marido, mulher e 4 filhos solteiros) e dentro haver apenas 3 convitinhos. Isso não pode. Se se quiser convidar apenas um dos filhos da família, basta escrever Sr. e Sra. Lázaro Junqueira e Eduardo Junqueira. Aí sim a sobrescrição estará correta, já que apenas 3 convites individuais serão entregues `aquela família.
 
Exemplos de sobrescrições informais:

 
Leandro e Cláudia (pessoas próximas)
Leandro Gonçalvez e Cláudia Menezes (casal de namorados ou que moram juntos, amigos de quem convida)
Júnior e Lia (apelidos por que são sempre chamados, de casal de amigos muito próximos)
 

Exemplos de sobrescrições formais:

 
- Sta. Carla Mazzeo (mulher solteira convidada) - pessoalmente acho o Sta. muito antiquado. Prefiro a sobrescrição, nesse caso, apenas com o nome, Carla Mazzeo.
- Sr. e Sra Lázaro Junqueira (Marido e mulher convidados)
- Sr. Lázaro Junqueira e Sra. (Marido e mulher convidados)
- Sr. e Sra. Lázaro Junqueira e Eduardo Junqueira (Marido, mulher e um dos filhos do casal)
- Sr. Luan Rodrigues e Sra. Camila Ferraz (casal casado ou não, com sobrenomes diferentes)
- Luan Rodrigues
  Camila Ferraz (forma utilizada para casal com sobrenomes diferentes ou para pessoas que moram na mesma casa - sejam irmãos ou amigos)

 
Exemplos com a palavra 'família' - todas as sobrescrições com a palavra família inclui todos os moradores da casa e filhos solteiros:

 
- Sr. Lázaro Junqueira e família ou apenas Lázaro Junqueira e família (ele, sua esposa e filhos solteiros são convidados)
-  Sra. Aparecida Maranhão e família ou apenas Aparecida Maranhão e família (para mulher que mora apenas com os filhos ou com os pais e os filhos, sendo ela a principal convidada, mas sendo todos da casa também convidados)

 
 
 
Obs.: A, À e Ao são palavras opcionais usadas em sobrescrições, de acordo com a palavra seguinte:
Exemplos:
A Carla Diaz
À Sra. Maria Andrade
Ao Sr. Gustavo Leão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário